Projetos

Nascer Down

Existe na cidade de Apucarana uma Lei 011/2021, sancionada pela Prefeitura de Apucarana, que obriga as maternidades a avisarem a uma associação  quando nasce uma criança com Síndrome de Down. Quando isso ocorre, a DownLoAd, através de pessoas treinadas e experientes, vai até as famílias com o objetivo de acolher, fazer orientações e tranquilizar essa família nos primeiros momentos.

É um momento de acolhimento mesmo.

Na hora da notícia, e depois, no nascimento, é muito comum os pais e as famílias se sentirem inseguras quanto ao futuro, principalmente por falta de informações.

Quando é possível, pais e familiares são convidados a irem até a associação para esse primeiro contato. Mas, não sendo possível, a equipe da DownLoAd vai até a casa do recém-nascido, Além de todo o carinho e de informações fundamentais para o momento, a equipe também leva um kit de acolhimento, com mimos, folderes e outros materiais informativos.

O kit, e essa primeira abordagem, como um todo, é pensado para celebrar a criança, para orientar os pais e familiares.

Crescer Down

Nessa frente de atuação da Associação DownLoAd, a prioridade é favorecer a inclusão das pessoas com Síndrome de Down na sociedade, em todos os seus ambientes. E um dos focos de atuação é quanto a educação.

Nesse aspecto, algumas premissas fundamentam o trabalho da DownLoAd. A premissa elementar é que a pessoa com Síndrome Down é uma pessoa com direitos, como qualquer outra pessoa.

Outra premissa fundamental é que a deficiência não está na pessoa com deficiência, mas sim no entorno dela, ou seja, na sociedade, na estrutura social. Se existem barreiras que impeçam ou dificultem o acesso da pessoa com deficiência a uma vida plena, elas (as barreiras) estão sempre na estrutura social inadequada, nas políticas públicas fragilizadas, no preconceito ou no desrespeito aos direitos da pessoa.

Nesse sentido, a DownLoAd prioriza ações que ressaltem a importância da inclusão das pessoas com Síndrome de Down na sociedade desde os primeiros anos de vida, especialmente nas escolas comuns das redes públicas e privadas de ensino, em todos os níveis.

Nessa frente de atuação, a DownLoAd promove cursos e palestras para as famílias e prioriza ações de formação com profissionais de diversas áreas, como Educação e Saúde, sobre os direitos das pessoas com Síndrome de Down.

Esse trabalho é realizado constantemente, com articulações junto aos Núcleos Regionais de Educação, secretarias municipais e autarquias de Educação, prefeituras municipais e órgãos de estado, sempre visando a melhoria dos fluxos de atendimento e, principalmente, para assegurar os direitos fundamentais da pessoa com Síndrome de Down, fortalecendo as políticas públicas.

Nessa frente de atuação, a DownLoad se articula, ainda, com outras entidades e órgãos para fortalecer o protagonismo institucional como forma de fortalecer a luta pela causa da inclusão da pessoa com deficiência. A Download está presente ou busca a participação em eventos e nos conselhos municipais, como o da Saúde, dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente e no de Cultura.

Ser Down

O Ser Down é uma frente de atuação da DownLoAd que tem como foco os jovens adultos com Síndrome Down, pessoas que geralmente já saíram das escolas e não estão no mercado de trabalho.

Nessa frente, estão a maioria das oficinas e projetos com nossos jovens, visando a complementação de formação, numa estratégia de criação e fortalecimento de vínculos, estimulando a autonomia, desenvolvendo autoconfiança e protagonismos sociais.

Sob o “guarda-chuva” do Ser Down, são estimuladas ações e projetos vocacionados para nossos jovens, de forma que a complementação da formação deles estimule suas aptidões e preferências e promova a inclusão em todos os espaços sociais, inclusive no mercado de trabalho.